10 tendências de marketing digital para 2021

Quando o assunto é tecnologia, a inovação é constante. Com o marketing e o meio digital, as coisas não são diferentes. Um bom profissional ou agência de marketing assume a responsabilidade de se atualizar frequentemente sobre as novas tendências do mercado para não ficar de fora dele. Para isso, é necessário que ele acompanhe as mudanças mercadológicas, sociais e tecnológicas.

Algumas pesquisas feitas esse ano apontam que, até 2021, o marketing digital irá se expandir ainda mais no mercado. Isso significa que, consequentemente, os investimentos na área aumentarão. E o que você, profissional de marketing digital, terá a oferecer de mais moderno? Afinal, pessoas te contratarão pelas ideias que elas ainda não tiveram e não puseram em prática. Você não pode continuar na mesmice de sempre.

É claro que o mercado não se renova por completo anualmente. Contudo, você já ouviu falar que as pessoas mudam? Se o seu público muda os gostos e interesses, suas estratégias de marketing precisam se adequar e acompanhar essa mudança. Com o aumento de investimentos em marketing digital, mais pessoas irão querer investir na área, que atualmente já é considerada um nicho de média competitividade mercadológica. Isso acontece graças à versatilidade de escolha do público, logo que estamos falando do meio virtual.

Para garantir que você não fique para trás e se perca entre os profissionais da área, você precisa conhecer essas 10 tendências do marketing digital para 2021. Confira:

Chatbots

Os robozinhos da comunicação já se popularizaram em algumas redes sociais, como o Telegram. A tendência para 2021 é que a utilização dos chatbots aumente. Assim, a automatização parcial do atendimento ao cliente cortará os gastos de mão de obra em grandes empresas. E você, profissional de marketing digital, será o responsável por configurar esse atendimento online. É importante que se atualize sobre essa tecnologia.

De fato, o chatbot é uma ótima alternativa, tanto para as empresas, quanto para seus clientes. Isso porque o atendimento ao cliente pode ser difícil e exige que muita informação seja guardada em mente, fazendo com que muitas vezes a informação certa não seja lembrada ou passada da forma correta. Para o cliente, passar horas em um telefone pode ser estressante e conflitante com a rotina pessoal. Por isso, a automatização parcial desse atendimento parecerá tão atraente às organizações.

Ampliação das redes sociais

Esse ponto poderá parecer estranho no início, mas fará todo sentido no final. As redes sociais são a melhor forma de fidelizar seus clientes. No entanto, muitos profissionais do marketing digital costumam se limitar a usar apenas as mais usadas delas. Contudo, não é bem assim que as coisas funcionam. Lembre-se de que o mercado sofre mudanças constantes, especialmente o mercado digital. As redes sociais também sofrem.

Hoje em dia, por exemplo, o Instagram é muito mais popular do que o Facebook, apesar de terem funções parecidas. Anos atrás as coisas não eram bem assim, poucas pessoas viam lógica em uma rede social que se baseava em fotos, até que o Instagram se adaptou ao mercado e acabou por conquistá-lo.

No ano de 2016, o Tik Tok foi lançado. Mas foi apenas do final de 2019 para o início de 2020 que a rede social bombou entre os jovens. Hoje, é possível encontrar vídeos de todas as faixas etárias por lá, até mesmo os idosos (público mais difícil de se conquistar quando se trata de redes sociais).

A tendência para 2021 é que essa e outras redes sociais passem a ser usadas para fins publicitários. Atualize-se sobre as novidades no meio virtual e seja um adepto de usá-las para aplicar suas estratégias de marketing. Pense como um gestor de tráfego quando o assunto for novas redes sociais. Conheça-as juntamente com suas ferramentas de marketing.

Chats mais “íntimos”

Em contrapartida, de certa forma, com o ponto #1, a proximidade entre empresa e consumidor tende a se intensificar. Não faz sentido? Na verdade, faz sim. A intimidade que está sendo abordada será aplicada através do meio de comunicação.

Por exemplo, se hoje as empresas utilizam o Gmail para se comunicar com os clientes (meio mais formal de contato), passarão a usar mais o WhatsApp. É daí que vem a ideia de intimidade. Muitas empresas já fazem isso através do Whatsapp Business, mas a tendência para 2021 é que esse contato próximo aumente e se alastre para outras redes sociais antes consideradas exclusivas para amigos e conhecidos.

Todo profissional de marketing digital já tem certo conhecimento sobre isso. No entanto, é preciso estar preparado para encarar a possível fusão da primeira e terceira tendência. Já pensou em algo assim? Se não, essa é uma boa hora.

Inteligência artificial

Esse ponto pode exigir um conhecimento mais avançado; por isso, se você não entende nada sobre o papel da inteligência artificial no marketing digital, está na hora de aprender mais sobre ela. A inteligência artificial não implica em definições, o nome é autoexplicativo. Muitas coisas já vêm à sua mente quando você escuta ou lê esse termo. A dificuldade de muitos está em associá-lo ao marketing digital.

A inteligência artificial está mais presente no nosso dia a dia do que você pensa; inclusive, ela está presente nessa lista, no ponto #1. Os chatbots são o que há de mais conhecido da aplicação da inteligência artificial para fins de marketing. Convenhamos, essa foi uma estratégia de sucesso que cortou funções básicas dos funcionários, permitindo que eles focassem em áreas que exigem mais o uso de cérebro, como a resolução de problemas.

Freelancing

Essa tendência é perfeita para você, profissional de Marketing Digital, que não suporta a ideia de trabalhar para uma única empresa, tendo que frequentá-la todos os dias, ainda que as tarefas executadas pudessem ser feitas no conforto de sua casa.

Pois é! Em 2021, a tendência é que o freelancing se popularize ainda mais. O freelancing consiste em ofertar em projetos ou cargos e explicar por que você merece ser contratado, ofertando um preço que pode ser negociável, além de estimar um prazo. Talvez isso te remeta a uma entrevista de emprego. É exatamente isso que está acontecendo.  

Muitas plataformas na internet já funcionam como intermediárias para fechamento de contratos temporários. Algumas atuam em áreas específicas, como design, por exemplo. Outras variam entre profissionais de engenharia a tradutores. Entre elas, estão:

  • Workana
  • 99Freelas
  • Freelancer
  • Fiverr
  • Nexxt
  • Digital Influencers

Se você utiliza o Instagram, é provável que tenha observado um aumento no número dos chamados “blogueiros” na rede social. Atualmente, o termo não se limita a profissionais do YouTube ou escritores de blog. Alguns influenciadores digitais, como são chamados popularmente, trabalham apenas pelo Instagram.

O fato é que eles têm um grande alcance do público interessado no que eles postam. Por isso, serão usados para divulgação de marcas e produtos ainda mais. Use essa informação com sabedoria. Se você é responsável pelo marketing de uma loja de maquiagem, procure um digital influencer do ramo para esse trabalho. A principal vantagem é o potencial de conversão do público.

Técnicas de Copywriting

Os produtores de conteúdo já devem estar por dentro do conceito, mas esse é um conhecimento obrigatório para todos os profissionais de marketing digital que planejam se dar bem em 2021. Aos que não sabem, o copywriting utiliza técnicas de persuasão para convencer um cliente em potencial a chegar até o fim em um funil de vendas.

Além de ser uma tendência, será necessário aplicá-lo para destacar-se e ser notado dentre os outros profissionais do mercado que surgirão devido ao crescimento dos investimentos em marketing. Essa deixou de ser uma técnica aplicada apenas em páginas de vendas.

Aplicação do Remarketing

Você sabe o que é remarketing? Se você atua na área de gestão de tráfego, é provável que a resposta seja sim. Se não, está na hora de aprender e aplicar este conceito. O remarketing consiste no uso de dados de usuários para convencê-los a comprar seu produto ou a consumir seu serviço.

Esses dados são fornecidos pelo próprio Google Ads, que te informa quem visitou a página e não comprou o produto.

Essa é uma forma bem eficaz de alavancar as vendas; afinal, quem entrou ali tinha interesse prévio pelo seu produto. Essa é mais uma tendência para 2021 que precisa ser incluída nas suas técnicas de conversão.

Inclusão social

Os últimos dois pontos podem parecer temas, mas são tendências que devem ser inclusas no marketing digital de qualquer empresa que se importe com as minorias, já entrando no tema. A representatividade trouxe discussões recentes e tem sido a responsável por fazer muitas empresas alavancarem as vendas graças às atitudes respeitosas.

Parece simples, e realmente é! Mostrar respeito e consideração por aqueles que geralmente recebem o contrário disso – negros, homossexuais, pessoas acima do peso – pode ser um diferencial atrativo para uma empresa. Aliás, belo tema para a sua próxima campanha publicitária, não é? Em 2021, é previsto que isso se torne uma exigência na hora de escolher onde comprar.

Sustentabilidade

A sustentabilidade já é uma exigência de muitos na hora de fazer uma compra. Embalagens de papel biodegradável ou de plástico? Talvez a empresa não se importe, mas com certeza ganhará alguns bons aplausos se escolher a primeira opção. O marketing sustentável, sem dúvidas, será uma tendência em 2021 na hora da decisão do local de compras. Dica extra: A preocupação com testes em animais e veganismo também tem aumentado, e isso pode ser usado ao seu favor.

Fonte: https://fabiomura.com/10-tendencias-de-marketing-digital-para-2021/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*