Menos e-mail, mais SMS

sms em massa

A ascensão do marketing SMS

Quando você pensa em um lembrete de compromisso ou aviso de um pedido que fez, não acha prático quando recebe um SMS? 

Já percebeu que as mensagens de texto além de diretas, práticas e rápidas, funcionam melhor que um e-mail em muitas ocasiões?

O fato é que no mundo rápido e conectado que vivemos, verificar o celular a cada hora é uma prática necessária. De acordo com um estudo americano, um usuário comum toca no celular, em média, 2.617 vezes ao dia. 

Isso gera uma taxa de abertura de mais de 90% dos SMS recebidos. Essa porcentagem é bem superior à do e-mail marketing, que fica em aproximadamente 20%.

E a maioria das pessoas de 20 a 40 anos dizem que o celular é a primeira coisa que elas verificam ao acordar.

O poder do SMS marketing já não é mais tão subestimado, e esse tipo de interação planejada é pensada cada vez mais como alternativa em estratégias de marketing, proporcionando uma experiência ágil, mas nem por isso menos marcante.

Se você ainda não usa, prepare-se para perder clientes para os seus concorrentes.

O número de linhas móveis ativas no Brasil, 229 milhões segundo o IBGE, já supera o número de habitantes, 208,5 milhões.

Essas notificações simples, além de provocarem a tomada de ação, geram desejo e um residual afetivo positivo, quando a mensagem ajuda, esclarece ou informa. Isto é, uma boa mensagem via SMS, muitas vezes vale mais que mil palavras, via e-mail.

Métricas e similaridades do SMS Marketing

O custo de uma campanha de SMS se concentra no serviço/plataforma de envio. O conteúdo é um texto bem-feito, sem a necessidade de peças gráficas complexas.

Para acompanhar ou qualificar os usuários, funciona praticamente como no e-mail marketing. Um bom sistema de envio fornece os resultados, inclusive de usuários selecionados e reúne métricas como:

  • Mensagens entregues
  • Mensagens lidas;
  • Pessoas que decidiram não receber mais as mensagens
  • Pessoas que realizaram a ação proposta pela mensagem
  • Pessoas que interagiram com a mensagem

Conclusão

O problema sempre será: como podemos dar às pessoas o que elas querem e precisam, no momento adequado e através da comunicação adequada?

Afinal, muitos não gostam de receber mensagens indevidas, que não foram solicitadas ou sem a opção de cancelar o recebimento. Independente de SMS ou e-mail, é muito importante que os disparos sejam feitos seguindo as boas práticas.

O marketing evoluiu mais nos últimos dez anos do que jamais vimos. As possibilidades são infinitas, e os profissionais de marketing digital sempre buscarão métodos inovadores e eficazes de comunicação. O que importa, porém, é encontrar uma solução que funcione melhor para as suas necessidades e não apenas escolher o “novo”, o “top” ou “hype”. 
Na MEX, nosso trabalho é garantir que nossos clientes estejam usando tecnologias digitais com o maior retorno ao menor custo possível. Não perca a oportunidade de conhecer.

E até o próximo post!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*